quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SOBRE AS COISAS QUE FAÇO


COISA 1
Meu filho de 1 ano precisa me ter por perto. Fica bem na casa das avós, gosta de passear e adora estar com outras crianças. Mas, quando estamos em casa, tem que estar ao meu lado. Precisa o tempo todo do meu sorriso, da minha atenção, do meu colo, das musiquinhas que eu canto a das brincadeiras que invento. E eu, o que faço? Eu paro. Paro de ler, paro de ver TV, paro de tentar ver alguma coisa no computador, paro de arrumar a casa, paro de dormir, paro de comer, paro de querer fazer qualquer outra coisa que não seja ficar com ele. E por que faço isso? Faço porque ele tem 1 ano. Faço porque acredito que crianças de 1 ano tem mesmo a necessidade de ter a mãe bem pertinho sempre que puderem. Faço isso porque acredito que quanto mais atenção eu der quando ele solicitar, mais seguro, feliz e preparado para enfrentar as separações e frustrações da vida ele vai ficar.


COISA 2
Minha filha de oito anos tem dificuldades pra dormir sozinha. Requer a minha presença todas as noites e precisa que eu esteja bem juntinho dela pra que, enfim, relaxe e durma. E o que eu faço? Deito na cama dela e fico lá até ela dormir, ou, então, deixo ela dormir comigo quando o pai não está em casa. Já admiti que, dificilmente, conseguirei ter aquele “tempinho só pra mim”, que só é possível depois que as crianças dormem, porque, mesmo comigo ao lado, ela demora pra pegar no sono e eu, cansada, acabo dormindo antes dela. E por que eu faço isso? Porque sei que com oito anos o mundo ainda nos parece muito assustador e são tantas questões e inseguranças e transformações, que devem deixar sua cabecinha de pensamento rápido e inteligente confusa e amedrontada. E acredito que a melhor forma de resolver isso é estar ao lado dela, dando conforto, segurança e amor.


MAIS EXPLICAÇÕES 
Mas não é só por isso. Na verdade, faço essas coisas e outras mais, principalmente, porque sinto que estou agindo certo. Antes de qualquer leitura sobre o assunto, de qualquer racionalização ou imposição, sinto, instintivamente, que estou fazendo o que deveria fazer. Além disso, faço também por mim, já que adoro estar com eles. Me sinto feliz, tranquila, realizada. E tenho total consciência de que, muito antes do que se possa imaginar, eles vão estar independentes, dando conta de suas vidinhas e não vendo graça nenhuma em ter a mãe por perto o tempo todo. Então, enquanto eles estão me dando essa chance, eu aproveito mesmo. Se é certo? E pode ser errado quando todo mundo fica feliz no final?

6 comentários:

  1. Nossa! Sobre a Coisa 1, até parece que eu mesma escrevi! Minha pitoca de 1 ano e 7m é exatamente assim e eu ajo da mesma forma que vc!
    Ah! Vem concorrer a um kit de brinquedos no meu blog. Inscrições até sábado (25/08): http://coisasdamaura.blogspot.com.br/2012/07/concurso-cultural-volta-as-aulas-com.html
    Abç,
    Maura

    ResponderExcluir
  2. É,eu tenho 3 filhos de 37, 34 e 30 anos. Eles já não precisam muito de mim mas por isso mesmo, fico super feliz em parar tudo para ajudá-los, ouví-los ou simplesmente ve-los. Tenho duas netas e um netinho. Isso de parar e dar TODA atenção a eles não acaba nunca, espero, pois é só o que me deixa imensamente feliz. Beijo filha super mãe.

    ResponderExcluir
  3. Também tenho duas. A mais velha tem 6 e a outra tem 2 aninhos. praticamente a mesma situação e penso como vc. Se nao ficar perto agora, quando vai ser?? Cada família tem seu estilo, basta curtir.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Adoro ler o que vc escreve. Me vejo me inspiro e me permito ser a mãe que quero ser. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo e rindo muito com seus bons textos, tinha que deixar registrado aqui, um abraço enorme e boas energias sempre!!!

    ResponderExcluir