segunda-feira, 9 de novembro de 2009

BUENOS AIRES COM CRIANÇA




Buenos Aires. Cidade romântica, cheia de bons cafés e restaurantes, ótima para tomar bons vinhos e fazer agradáveis caminhadas. Nada a ver com criança, não é? Pois é, falando nesses termos parece que não mesmo. Mas saibam que é sim possível incluir a filharada na viagem e, mesmo assim, aproveitar muito do que a cidade tem a oferecer. Partindo da minha experiência pessoal, deixo aqui algumas dicas para quem pretende se arriscar.
Dica #1: tenha sempre um alfajor a mão. Se não tiver também não tem muita importância, porque em qualquer lugar você pode encontrar, a alguns poucos passos, uma banca, loja, café, confeitaria que tenha essas coisinhas deliciosas que as crianças (e eu também) adoram. Então, na hora que o pequeno começar a dar sinais de cansaço e a reclamar demais, esqueça todos os cuidados que você tem com a alimentação dele quando está em casa e lance mão do artifício mais conhecido e bem sucedido de todos os tempos: compre o sorriso de uma criança com doce. Dessa forma você vai conseguir um tempo extra que, normalmente, será suficiente para que atinja seu objetivo. Parece horrível, mas na hora do desespero vale muito a pena. E uma overdose de alfajor por alguns poucos dias não fará mal a ninguém. Voltando para casa o dano é revertido rapidamente.
Dica #2: proponha-se a visitar poucos lugares em um mesmo dia e tenha certeza de que esses lugares ficam próximos um do outro. Muitas idas e vindas e caminhadas muito longas acabam com o humor de qualquer criança.
Dica #3: outra coisa que acaba com o humor da criançada (e com o nosso também) é passar fome. Portanto, tente sempre sair do hotel com a definição de onde vocês vão comer. Ou, pelo menos, tenha em mente duas ou três possibilidades de restaurantes próximos para que possa escolher na hora. Afinal, nada mais chato do que, na hora que a fome aperta, você ter que sair batendo perna atrás de um restaurante que te pareça razoável. E é bem nessas horas que a gente não encontra nenhum.
Dica #4: inclua uma atração para crianças no seu roteiro diário e abra espaço para imprevistos. Por exemplo, vá à feira de San Telmo no domingo, mas garanta uma passadinha pela casa da Mafalda. Uma simples foto do seu filho ao lado da escultura da personagem vai garantir a felicidade dele (pelo menos com a minha filha, que estava ansiosa por esse momento, funcionou). Passeie pelo muy agradável Palermo Soho, vendo lojas que só interessam a você, mas aproveite para andar algumas quadras ao norte e visitar a loja da Barbie (caso seu filho seja uma filha) ou o zoológico. Ou então, dê uma parada em uma das muitas sorveterias e praças que você irá encontrar pelo caminho. Estas últimas têm, em geral, excelentes espaços para as crianças.
Dica #5: as crianças são bem vindas na maioria dos restaurantes, incluindo os mais chiques, e mesmo estes costumam abrir também para o almoço. Então, se a idéia é comer com qualidade e aproveitar também um pouco do requinte da cidade e se a criançada costuma ficar muito cansada e impaciente a noite, programem bons almoços em vez de bons jantares.
Bem, acho que isso é o básico. Certamente será uma viagem diferente do que se você e seu marido estivessem sozinhos. Provavelmente vocês não poderão passar por todos os lugares que gostariam nem beber tanto vinho quanto gostariam. Mas o prazer de ter a família toda junta irá, com certeza, compensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário