terça-feira, 5 de janeiro de 2010

FÉRIAS





Férias para mim têm que ter praia e têm que ter família, quanto mais gente melhor. Aqui em casa tem sido assim nos últimos anos. Não temos casa na praia, mas fazemos questão de alugar alguma coisa por, pelo menos, quinze dias. E daí ficamos, meio apinhados, longe da comodidade das nossas casinhas da cidade, mas de bem com a vida. E olha que pra quem me conhece é difícil de acreditar que eu fique de bem com a vida longe do conforto da minha casa. Não que eu tenha muito luxo lá não. Mas é que eu sou levemente neurótica por limpeza e organização e fiz da minha casa quase que um templo em homenagem à arrumação. E é lá que eu fico completamente confortável e segura, onde eu me sinto livre para exercer toda a minha compulsividade. Então, dá para imaginar que nem sempre foi fácil para mim estar em uma casa de praia cheia de gente. Pra falar a verdade, já foi bem difícil. Na minha visão distorcida de pessoa neurótica, esses dias na praia já foram algo próximo ao fim do mundo. Mas, felizmente, a vontade e a alegria de ficar junto com a família e de proporcionar isso para minha filha foram mais fortes (ou talvez a terapia tenha surtido efeito...). O fato é que reconheço que, após alguns anos de sofrimento intenso, finalmente eu peguei o espírito do negócio. Hoje entendo que casa de praia é casa de praia. Tem areia, tem criança lambuzada de protetor espalhando farelo de bolacha e brinquedos pela casa toda, tem gente o tempo todo fazendo alguma coisa na cozinha, tem muita coisa fora do lugar, ou melhor, nem tem lugar para as coisas todas. E entendi que é justamente isso que faz a coisa ficar tão divertida. É isso que faz a gente se sentir verdadeiramente de férias. Na praia a bagunça é permitida e bem vinda e as obrigações devem ser encaradas como meios de atingir o bem estar imediato. A solução de qualquer outra coisa que não seja indispensável no momento deve ser adiada. Assim, nossas temporadas na praia estão ficando cada vez melhores, mais divertidas, mais relaxantes. Todo mundo se ajuda, todo mundo participa, todo mundo se diverte, todo mundo descansa. E boas lembranças vão ficando na vida de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário