domingo, 16 de maio de 2010

O MAIS NOVO SEGREDO DAS MÃES

Sabe o que a mamãe faz quando já ajudou a fazer a lição, deu janta, deu banho, ajudou a por o pijaminha, a pentear o cabelo, escovar os dentes, levou pra cama, leu uma historinha e deu um beijo gostoso de boa noite? Vai escrever no blog. É isso que as mamães de hoje em dia fazem, secretamente, quando todo mundo já foi dormir: escrevem sobre os filhos, sobre suas vidas com os filhos. Dão conselhos e pedem conselhos. Visitam os blogs das outras mães e acabam achando um jeito de driblar a solidão que a vida corrida de hoje em dia nos impõem. Juntam-se todas, ainda que virtualmente, e trocam experiências, assim como imaginamos que as mulheres faziam em um certo tempo, reunidas em suas casas, nas pracinhas, nas ruas. Enquanto viam seus filhos brincar, acabavam ajudando a cuidar, também, dos filhos das outras. Aproveitavam para trocar experiêncas, tirar dúvidas, compartilhar sentimentos. E agora, apesar das adversidades, apesar da vida louca que a gente leva, estamos, mães, nos unindo novamente. E, então, fica provado: não somos auto-suficientes. Precisamos de companhia e apoio, precisamos sentir que não estamos sozinhas. E, assim, ouvindo e contando e ajudando e sendo ajudadas nos sentimos mais seguras, capazes e felizes. Pelo menos é assim que me sinto quando consigo ter o meu tempinho aqui na frente do computador para contar um pouco da minha vida e saber um pouco o que se passa na cabeça dessas outras mães que fazem como eu e que já me parecem conhecidas de longa data (apesar de eu não conhecer pessoalmente nenhuma delas). Por isso a mães do século XXI recomendam: entrem em blogs, comentem em blogs, tenham seus blogs. Faz muito bem pra saúde.

2 comentários:

  1. Adorei!!
    é assim mesmo que eu me sinto também! No meu caso que fui mãe longe de casa, e a primeira (e ainda unica) do meu grupo de amigos a ter um bebê, a blogosfera me ajudou muito. Aqui posso falar até cansar de todas as duvidas e coisas maravilhosas que a maternidade me proporciona, já que com alguns amigos esse papo todo pode ser chato demais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. WOW! Amei seu post, era exatamente o que eu precisava ler pra me sentir menos culpada por ter uma secreta vontade de voltar a blogar falando sobre meus filhos!
    Vou virar frequentadora!!!! :)
    Bjo

    ResponderExcluir